Serviços

Constituição de Instituições Financeiras

INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS E NÃO FINANCEIRAS

A SCERTUS Consultoria por meio da sua experiência e conhecimento sobre o mercado financeiro desenvolveu uma metodologia própria que vem apresentando um consistente histórico de sucesso na montagem das seguintes instituições financeiras e não financeiras: (Agência de Fomento, Banco Comercial, Banco Cooperativo, Banco Múltiplo, Banco de Desenvolvimento, Banco de Investimento, Companhia Hipotecária, Cooperativa de Crédito, Sociedade Corretora de Câmbio, Sociedade Corretora de Títulos e Valores Mobiliários, Sociedade Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários, Sociedade de Arrendamento Mercantil (Leasing), Sociedade de Crédito ao Microempreendedor, Sociedade de Crédito, Financiamento e Investimento (Financeira) e Sociedade de Crédito Imobiliário).

FINTECHs – Sociedades (SCD e SEP)

Sociedade de Crédito Direto e Sociedade de Empréstimos entre Pessoas

A nova legislação determina que as FINTECHs  (SCD e SEP), para iniciar sua atuação, devem solicitar autorização de funcionamento junto ao órgão regulador, elaborando uma “justificativa fundamentada” de seu pedido. A SCERTUS Consultoria em seus mais de dez anos de atuação, tem auxiliado as empresas na elaboração da documentação exigida pela legislação vigente e tem grande experiência nas tratativas junto ao Banco Central. (Contate-nos).

Arranjos e Instituições de Pagamentos

ARRANJOS DE PAGAMENTO, INSTITUIÇÕES DE PAGAMENTO E ADMINISTRADORA DE CARTÕES PRIVATE LABEL

SCERTUS Consultoria assessora seus clientes na constituição e/ou adequação de Arranjos de Pagamento, Instituições de Pagamento nas modalidades, Credenciador, Emissor de Pré-Pago e de Pós-Pago, de acordo com a Lei 12.865 de 09 de outubro de 2013 regulamentada pelo Banco Central do Brasil e também para Administradoras de Cartão de Crédito – Private Label, desde sua concepção até a implantação operacional da organização.

Controles Internos, Riscos e Compliance

Nossa metodologia tem como objetivo implantar/adequar a efetividade das estruturas de Controles Internos, Riscos e Compliance garantindo a integridade corporativa, assegurando a aderência as normas vigentes e as políticas corporativas em consonância com a Estratégia e com a melhoria contínua da Governança Corporativa, permitindo a otimização e eficiência do seu negócio com alto grau de controle e redução de custo.

A Metodologia prevê ainda sua aplicação proporcional considerando, não apenas as sinergias entre essas áreas, mas o porte, atividade e perfil de risco da Instituição, permitindo implantar/adequar essas importantes e complexas ferramentas a qualquer instituição financeira, não financeira e de pagamento em conformidade às regras dos órgãos reguladores e das boas práticas.

CONTROLES INTERNOS

A Metodologia aplicada tem como objetivo implantar/adequar a efetividade da estrutura de Controles Internos estabelecendo papéis e responsabilidades garantindo aderência às normas vigentes, as políticas corporativas, capaz de definir critérios (qualitativos e quantitativos) aos controles existentes, assim como sua eficiência e eficácia, atuando como uma importante ferramenta de gestão aos administradores da Instituição na tomada de decisão, a Auditoria Interna e a disseminação da cultura de controle na Instituição.

COMPLIANCE

A Metodologia aplicada tem como objetivo implantar/adequar a estrutura de Compliance estabelecendo papéis e responsabilidades garantindo a interpretação e impactos da legislação, permitindo o constante monitoramento, aderência às normas vigentes, as políticas corporativas, considerando, inclusive, sua independência, e atuando como uma importante ferramenta às áreas de negócios e aos administradores da Instituição na tomada de decisão e no relacionamento com os órgãos reguladores.

RISCOS

A metodologia aplicada tem como objetivo implantar/adequar a estrutura de Riscos estabelecendo papéis e responsabilidade garantindo aderência às melhoras práticas da Governança Corporativa, às normas vigentes, em especial, as normas associadas ao risco operacional, de crédito, de liquidez e de mercado, dentre outras, permitindo claramente a identificação, a mensuração, a mitigação e ao gerenciamento dos riscos inerentes ao negócio, dimensionados através de instrumentos como matriz de risco capaz de avaliar a eficiência e eficácia dos métodos de gerenciamento de riscos, considerando a complexidade dos ambientes externos e internos, garantindo assim uma importante ferramenta de gestão pela alta administração, pelo conselho de administração, quando existente, e também por sua efetiva utilização pelas auditorias interna e externa.

Controladoria e Contabilidade

CONTROLADORIA

A Scertus Consultoria oferece os serviços de suporte para estruturação e adequação de um sistema de informações, que permita à área de Controladoria ter uma visão multidisciplinar da organização, a fim de suprir de forma adequada às necessidades de informação aos gestores, conduzindo-os a tomarem as melhores decisões.
Ao dar suporte na estruturação do sistema de informações, nossos clientes poderão realizar o planejamento e controle orçamentário, realizando projeções e simulações, considerando diferentes cenários, dos resultados operacionais, econômicos e financeiros da organização.

CONTABILIDADE

A Scertus Consultoria oferece aos seus clientes os serviços de suporte para a elaboração/revisão do Plano de Contas em conformidade com os objetivos estratégicos da organização. Além disso, elaboramos os roteiros contábeis conforme o portfólio de produtos e serviços, bem como a segregação para atender a visão gerencial. Vale ressaltar que estes serviços estão baseados nas exigências determinadas pela legislação vigente do Banco Central do Brasil.

Aspectos Legais

O Conselho Monetário Nacional exerce atividades essencialmente normativas, estabelecendo regras e diretrizes que devem ser executadas tanto pelo Banco Central, como pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) em suas atividades de fiscalização, controle e regulação das instituições financeiras que operam no Brasil e do mercado de capitais. Neste contexto a Estrutura Regulatória do Sistema Financeiro Nacional é formada por um arcabouço Normativo bastante complexo que requer conhecimento técnico e legal para se iniciar e concluir um determinado processo junto a esses órgãos reguladores.
A Scertus Consultoria com sua expertise neste segmento assessora seus clientes junto aos órgãos reguladores em relação aos seguintes serviços especializados:

Banco Central do Brasil - BACEN

  • Instrução de todo o processo de constituição de Instituição Financeira e Não Financeira até sua aprovação.
  • Cancelamento de autorização para funcionamento.
  • Eleição de administradores, diretores e conselheiros.
  • Aumento e redução de capital.
  • Adequação ou alteração do objeto social.
  • Criação ou cancelamento de carteira operacional para banco múltiplo.
  • Fusão, cisão e incorporação.
  • Registro e atualização de dados junto ao UNICAD e
  • Outros serviços relacionados.

Comissão de Valores Mobiliários - CVM

  • Instrução do processo e/ou adequação operacional para autorização de administração de carteira de valores mobiliários nas categorias de Gestor de Recursos e Administrador Fiduciário.
  • Constituição e credenciamento de sociedade de agentes autônomos.
  • Instrução do processo e/ou adequação operacional para a Certificação ANBIMA.

Aspectos Regulamentares BACEN e CVM

  • Acompanhamento, interpretações, atualizações e recomendações quanto às alterações regulamentares.